sábado, 31 de maio de 2008

MEMÓRIA DE TRABALHO



A expressão memória de trabalho (MT) tem origem na área da computação, são feitas analogias com os sistemas que cumprem essa função no computador. Ela pode ser comparada com a memória RAM, ou seja, funciona como um “gerenciador” de informações.


Segundo Izquierdo, a MT em humanos e em animais como primata obedece à atividade neural do córtex pré-frontal a estímulos que a colocam em ação (dura segundos ou minutos) e não deixa traços neuroquímicos ou comportamentais. É um sistema operacional do córtex Pré-frontal.

A MT é breve e fugaz, é um gerenciador da realidade, pois determina o contexto em que os diversos fatos, acontecimentos e informações ocorrem. Ela seleciona se a informação deve ou não ir para uma nova memória ou até se já existe algum registro daquela informação em outros “arquivos” da memória. A MT diferencia-se por não deixar traços e não produzir arquivos, como foi descrito acima.

Pode ser usada como sinônimo de memória imediata, mas nem todos os autores são unânimes com esta idéia, portanto descreveremos a MT como um tipo de memória diferenciada das outras.

Alguns exemplos de MT seriam:
· Jogo da memória;
· Números de telefones (dependendo do seu uso);
· Posição dos carros numa estrada com neblina;
· Início de uma frase quando estamos lendo um texto.

A MT está relacionada a seguintes áreas corticais:
· Córtex pré-frontal;
· Córtex entorrinal;
· Parietal superior;
· Cingulado anterior;
· Hipocampo.

Essas áreas se conectam entre si, produzindo a rede complexa de memórias! A MT não produz muitas alterações bioquímicas, ela utiliza basicamente a atividade elétrica dos neurônios pré-frontais. Está ligada a algumas estruturas do sistema límbico e por isso sofre influencia do estado
emocional.
“Isto explica o fato tão conhecido de que um estado de ânimo negativo, por exemplo, causado por falta de sono, depressão ou por simples tristeza ou desânimo, perturba nossa MT” (Izquierdo, 2006).

Nenhum comentário: