quarta-feira, 4 de junho de 2008

A PERCEPÇÃO: VISÃO



A Memória de trabalho relaciona-se com dois dos sentidos, um deles é o sentido da visão. Antes de voltarmos ao tema da MT, estudaremos alguns aspectos da visão. Afinal de contas nossa percepção é uma construção do nosso cérebro, pois captamos imagens de forma bastante peculiar e diferenciada de outros animais. É interessante ressaltar que as memórias por sua vez são adquiridas, armazenadas e evocadas a partir da nossa percepção!

Segundo Lent (2005), a retina é como um “filme inteligente” situado dentro de um órgão: o olho. Ele otimiza a formação de imagens focalizadas e precisas dos objetos do mundo exterior, o olho funciona como uma câmera superautomática!
As imagens que percebemos através da luz que entra em nossos olhos, representam mais do que uma simples estimulação física, elas resultam de um complexo conjunto de ações que envolvem várias partes do corpo e do sistema nervoso. A luz é importante na regulação dos ciclos biológicos: ritmos ligados à seqüência noite-dia (como os ritmos circadianos), a temperatura, a concentração sanguínea, os ciclos hormonais, entre outros.

“As imagens são, na verdade, uma construção mental que apenas começa com a estimulação física da luz.”

A percepção visual foi uma sofisticação da modalidade visual dentro da evolução filogenética, pois ela proporciona uma precisão de imagens bastante elevada:
· Localização espacial
· Medidas de intensidade
· Discriminação de formas
· Detecção de Movimentos
· Visão das cores

A MT vai utilizar a visão ou percepção visual como uma das vias mais importantes de informação para o seu gerenciamento. É a partir do estímulo visual que a MT filtra algumas imagens que possam ser pertinentes ao seu funcionamento ou descarta-as. Isso dá o dinamismo da MT. Mas paremos pra pensar: se o indivíduo está com alguma alteração da visão, seja por causas morfológicas ou funcionais, isso pode gerar algum déficit na MT?

Nenhum comentário: