quinta-feira, 12 de junho de 2008

O INCRÍVEL MUNDO DA LINGUAGEM



A linguagem humana faz parte da riqueza, complexidade e criatividade que diferencia o ser humano dos outros animais (estes também possuem sistemas de comunicação e linguagem, porém com características bem distintas)!

A linguagem humana abrange a linguagem verbal e não-verbal, apesar de nos comunicarmos mais através da linguagem não-verbal (expressões faciais, gestos, posturas), o estudo em relação à linguagem verbal (falada e escrita) é bem mais extenso. Atualmente, é bem verdade, estuda-se, a linguagem não-verbal em pesquisas com surdos ou em psicologia social. Contudo é a linguagem verbal ainda é um foco maior de atenção dos pesquisadores.

“Em função de estar-se muito acostumado à comunicação verbal, quando se fala em comunicação não-verbal parece que se está lidando com uma dimensão meramente complementar do processo de comunicação, mas tanto a comunicação verbal quanto a não-verbal são duas modalidades do exercício da faculdade humana da linguagem” (Portella, 2006)

Segundo alguns neurocientistas, a linguagem que a maioria dos seres humanos aprende desde cedo, é a mais assimétrica das funções cognitivas. Broca no século 19 descobriu que o centro da fala está concentrado no hemisfério esquerdo. Na época, ele estudou o cérebro de pacientes com afasia, o cérebro era estudado através de necropsia. Nos dias de hoje temos técnicas de neuroimagem para confirmar, mas também para enriquecer esta visão sobre a linguagem que teve seu modelo inicial com Broca e Wernicke nos séculos passados.

Continuarem os esse rico e fascinante assunto!!!