sexta-feira, 6 de junho de 2008

PERCEPÇÃO: A AUDIÇÃO


Como vimos no ultimo fotolog, a MT trabalha com dois sentidos da percepção: a visão (informação como registro visuoespacial) e a audição (informação via auditiva – alça fonológica). Hoje vamos abordar o funcionamento da audição de uma forma abrangente para uma melhor compreensão deste tipo de percepção para o processamento da MT.

Segundo Lent (2005), as ondas sonoras são vibrações do meio que se transformam em som no sistema auditivo. Referem-se apenas às vibrações de ar que somos capazes de perceber, portanto o conceito de som é vinculado à percepção: trata-se de uma forma de energia que deve ser sempre referida. Só escutamos freqüências de 20 Hz a 20kHz (espectro audível), por exemplo, o nosso sistema auditivo amplifica o som.
Os sons são vibrações percebidas, ou seja, aquelas capazes de estimular o seu sistema auditivo. Como sabemos pela experiência própria, a percepção auditiva é múltipla: é capaz de perceber os tons, ritmos, timbres, etc. “simultaneamente”.
Podemos dividir o som em várias submodalidades:
· Intensidade sonora
· Discriminação tonal
· Identificação de timbres
· Localização espacial
· Compreensão da fala e sons complexos
Estas modalidades sensoriais nos permitem perceber o som, este é registrado pelo cérebro como um conjunto, uma totalidade integrada. Porém sabemos atualmente que o som é composto destes subcomponentes que são independentes.
Qual a importância da percepção auditiva para a memória de trabalho? Deixaremos essa discussão para a próxima postagem....

Um comentário:

Aparelhos Auditivos Curitiba disse...

Excelente Blog.
Luiz Antonio.

www.ototec.com.br