quarta-feira, 21 de maio de 2008

NEURANATOMIA BÁSICA E NEUROLINKS







Para o estudo da neurociência é fundamental um embasamento sólido das estruturas neuroanatômicas assim como o conhecimento das suas funções. Contudo as estruturas cerebrais estão muito bem fotografadas, desenhadas e descritas em grandes livros de neuroanatomia. A proposta aqui seria mais ousada: fazer um estudo da neuroanatomia de forma mais dinâmica, com artigos contemporâneos que tratem do assunto direta ou indiretamente.

Como já sabemos a estrutura cerebral pode ser estudada de maneira funcional ou morfológica, a primeira como o nome diz, correlaciona regiões cerebrais com suas funções e pode ser dividida em: somático ou visceral. A segunda descreve as estruturas mais anatomicamente e pode ser dividida em sistema nervoso central ou periférico.

O sistema nervoso somático está relacionado com ações voluntárias e conscientes, são as aferências e eferências entre o meio externo e a resposta do organismo, ou seja, como reagimos aos estímulos do meio ambiente. Já o sistema nervoso visceral trata-se de reações involuntárias e não são conscientes. Os sistemas nervosos simpáticos e parassimpáticos fazem parte do sistema nervoso visceral eferente, a parte motora deste sistema, pois são responsáveis pelas funções vitais involuntárias, como ritmo cardíaco e reposta ao stress.

O sistema nervoso estudado morfologicamente localiza o SNC, como todas as estruturas que se localizam dentro da coluna vertebral (medula) e o cérebro e o SNP como sendo os nervos cranianos, portanto distribuídos pelo corpo todo.

Voltemos a proposta inicial: a revista New Scientist publicou no dia 12/05/08 (http://www.newscientist.com/article/dn13874-how-the-brain-detects-the-emotions-of-others-.html), uma matéria sobre pesquisas que se propõem a estudar como o cérebro detecta a emoção dos outros. Alguns pesquisadores tentam comprovar a hipóteses da existência de “neurônios-espelhos”, como um tipo de neurônio que detecta a ação, movimentos, expressões, emoções de outras pessoas como forma de decodificação e imitação do comportamento social. Como podemos relacionar esta pesquisa com a neuroanatomia funcional do cérebro que citamos acima? Analisaremos esses pontos na próxima postagem...

Nenhum comentário: