sexta-feira, 30 de maio de 2008

Neurônios espelhos




Dando continuidade a discussão sobre as pesquisas realizadas sobre os neurônios espelhos:
Peter Enticott e colegas da universidade de Monash em Melbourne (Austrália) pesquisaram 20 adultos saudáveis. Foi pedido a eles que observassem vários pares de imagens sucessivamente.


A tarefa exigida era:
1. Decidir se o rosto das pessoas nas imagens pareadas era da mesma pessoa.
2. Decidir se ambas as imagens (ou rostos) mostravam a mesma emoção.

Em paralelo, voluntários assistiram vídeos clipes de pessoas movimentando o polegar: segurando um lápis ou escrevendo, por exemplo. Simultaneamente, avaliou-se, através de neuroimagens, a atividade no córtex motor primário do cérebro, onde ficam os neurônios espelhos. Observou-se um aumento da atividade neural nesta área do cérebro! Podemos concluir que a simples observação de uma ação específica pode gerar respostas neurais no cérebro e consequentemente um comportamento “social” que será utilizado quando necessário.

Atualmente, estes pesquisadores estão investigando o potencial motor dos músculos do polegar: como ele inicia um movimento quando observa outro polegar se movimentar. Este experimento está sendo utilizado para se entender melhor a atividade do neurônio espelho.

Os resultados desta pesquisa levaram a conclusão de que não há relação entre a habilidade em reconhecer faces e a atividade do neurônio espelho. Os cientistas pressupõem que os neurônios espelhos estão envolvidos em entender as emoções tanto quanto a movimentação das ações e comportamentos.

O estudo desta pesquisa busca avaliar duas funções distintas: o aspecto motor e o aspecto do processo emocional-social. Ele nos mostra que o neurônio espelho detecta a atividade motora e relatadas (conectada) com neurônio espelho relacionado com as emoções. Estas duas funções estariam interligadas segundo os autores desta pesquisa.

Nenhum comentário: