sábado, 31 de maio de 2008

ASPECTOS NEURAIS DA MEMÓRIA



Dando continuidade ao estudo da memória e seus aspectos neurais, podemos focar o tema da seletividade desta, pois sabemos que a memória pessoal e coletiva (histórica) descarta o trivial e incorpora fatos irreais, isso de deve em parte por aspectos da nossa percepção visual (nossa visão não registra exatamente o mundo externo ou “realidade”), mas também porque o cérebro não consegue armazenar todas as informações que chegam do meio e as seleciona através de vários mecanismos, inclusive da memória.

Este processo pode ser chamado, segundo Izquierdo (2006), de predisgitação cerebral: o cérebro converte a realidade em códigos e a evoca por meio destes. Estes códigos são lidos pelo cérebro através de informações elétricas e bioquímicas. Este mecanismo seria resumidamente assim:

ESTÍMULO VISUAL – RETINA -- CÓRTEX OCCIPITAL -- PROCESSOS BIOQUÍMICOS –INFORMAÇÃO REGISTRADA

Quando a informação é registrada, ela pode ir para: o córtex motor, o córtex pré-frontal ou para o sistema límbico. Existem regiões cerebrais que conectam todas as vias, onde se dá a formação e a evocação de memórias.

“Os processos de tradução, na aquisição e na evocação, devem-se ao fato de que em ambas as ocasiões, assim como no processo de consolidação, são utilizadas redes complexas de neurônios.

Os códigos e processos são diferentes da realidade”. (Izquierdo, 2006)
Durante esse processo de traduzir a realidade através de um complexo código de sinais elétricos e bioquímicos, os neurônios sempre perdem algumas informações. Na evocação, os neurônios reconvertem sinais bioquímicos ou estruturam em elétricos de forma que se possa compreendê-los pelos sentidos da consciência. Ou seja, a maioria de tudo aquilo que aprendemos de todas as memórias que formamos na vida, se extingue.
“A característica mais saliente da memória é justamente o esquecimento”!! James McGaugh

Um dos importantes componentes da seletividade da memória é a memória de trabalho. Falaremos sobre ela na próxima postagem.

Nenhum comentário: