sábado, 31 de maio de 2008

Aspectos Neurais da memória: estrutura e função



A memória tem sido muito estudada por cientistas da mente, publicadas suas descobertas na mídia e até em filmes contemporâneos, como o nome deste blog: “Brilho eterno de uma mente sem lembrança” ou “Como se fosse a primeira vez”, os quais divulgam a idéia dos circuitos neurais da memória assim como as perdas mnêmicas de curto prazo respectivamente.

“Memória é um meio pelo qual nós recorremos as nossas experiências passadas a fim de usar essas informações no presente” (Sternberg, 2000).

A memória estudada de um ponto de vista neurocientífico é produzida pelos neurônios em determinadas áreas cerebrais, formando circuitos e redes neurais. As informações adquiridas pelos processos sensoriais (vindas da relação estabelecida com o meio ambiente) são selecionadas (por vários mecanismos mentais, que veremos adiante), armazenadas nestas redes, evocadas através delas ou por outras que estabeleçam uma via associativa e modulada pelas emoções, consciência e estado de ânimo. Sabe-se, atualmente, que o cansaço, o estresse, a depressão e a ansiedade pioram o desempenho da memória de forma geral, atingindo predominantemente a memória de trabalho, a de curto prazo e às vezes também a de longo prazo.

Os principais neurotransmissores, envolvidos com os processos da memória são: glutamato, GABA (ácido gama amino-butírico), dopamina, serotonina, noradrenalina e a acetilcolina. Os peptídeos (proteínas) são moléculas maiores e também participam do funcionamento mnêmico.

“Os processos de tradução, na aquisição e na evocação, devem-se ao fato de que em ambas as ocasiões, assim como durante o processo de consolidação, são utilizados redes complexas de neurônios”.
Esta frase de Izquierdo explica essa visão da memória que iremos desenvolver melhor nos próximos fotologs!

Um comentário:

CHIICO MIGUEL disse...

Marta,

Gostei muito do seu blog, especialmente da matéria "Aspectos neurais da memória: estrutura e função. Certamente, a ele voltarei, quando precisar de escrever alguma coisa sobre a mente. Sou escritor, ficcionista e poeta, por isto gosto muito da matéria psicologa.
Visite meus blogs: http://cirandinhapiaui.blogspot.com e http://franciscomigueldemoura.blogspot.com