segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

NEUROPSIQUIATRIA e suas implicações


“A neuropsiquiatria é o ramo médico que integra os domínios da neurologia e da psiquiatria, e suas relações.” Esta definição retirada da Wikipédia restringe este estudo ao campo da medicina. Contudo, atualmente, observa-se também influência das neurociências e da psicologia através das avaliações neuropsicológicas em pacientes com transtornos psicopatológicos.
A neuropsiquiatria é também considerada um campo de estudo que está situado na interface entre a neuropsicologia a psicopatologia. É uma área do conhecimento que busca investigar as correspondências ou relações entre as regiões cerebrais e as funções cognitivas com psicopatologias já estabelecidas.
As pesquisas mais recentes mostram que crises repetidas de depressão, psicose, pânico podem alteram a estrutura cerebral em termos químicos e estruturais (volume de certas estruturas cerebrais, principalmente o Hipocampo). Cada vez mais você vai ouvir falar: depressão prolongada ou depressões repetidas fazem mal para o cérebro. O tratamento protege seu cérebro dessas alterações. Por isso a importância das intervenções medicamentosas.
Foi provado cientificamente que em Depressão, Depressão Bipolar, Psicose, Distimia, Distúrbio Afetivo Bipolar, entre outras, a Psicoterapia pode ser importante pelo seguinte:
Aumenta a adesão ao tratamento. Estamos falando de doenças de longa duração, e mesmo que elas tenham passado, a manutenção da medicação pode ser prolongada. A psicoterapia ajuda a manter o uso disciplinado dos medicamentos.
Ajuda a manter o ritmo de atividade, lazer, sono que é importante na manutenção da saúde.
A psicoterapia detecta sintomas e recaídas em estágios bem iniciais.
Ela minimiza o impacto negativo da doença na vida pessoal, acadêmica, profissional.
A Psicoterapia ajuda a identificar a presença de efeitos colaterais dos medicamentos. Exemplo: impregnação de neuroléptico (Antipsicótico) pode simular uma Depressão e pode piorar o sono por causa da Acatisia (necessidade de mexer as pernas). Ela ajuda a diferenciar o que é sintoma da doença e o que é uma circunstância normal da vida que possa estar deixando a pessoa mais ansiosa ou mais triste por exemplo

2 comentários:

Anna disse...

Muito boa sua matéria,mas se estuda neuropsiquiatria em psicologia,psiquiatria ou nos dois?

Anna Paula disse...

Oi.Meu nome é Anna Paula.A uns dias atraz fui diagnosticada com o Transtorno Bipolar e Tdah,por um profissional Psiquiatra.Pelas informações que até hoje eu recebi, diagnóstico do Psiquiatra é preciso e coerente.Mais fui orientada por outro profissional a procurar um Neuropsiquiatra,pra um diagnóstico mais preciso.Já estou tomando as medicações indicadas ,mais fiquei confusa.É realmente necessário?