sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ESTUDANDO O TRANSTORNO DE PÂNICO


Acredito que os estudiosos da mente se perguntam se o Transtorno de pânico (TP) é uma doença da modernidade, ou se já existia em “outros tempos”, porém com diferenças de sintomas e nomenclatura. Quando exatamente surgiu esse tipo de transtorno? Essas são perguntas sem respostas definitivas.
O manual de psicopatologia DSM-IV classifica o TP como um transtorno de ansiedade que pode vir acompanhado ou não de outro sintoma chamado agorofobia. Para este manual, o TP tem que apresentar alguns critérios para definir sua classificação dentro deste grupo. Um dos critérios seria: o paciente ter tido pelo menos quatro dos treze sintomas de ataque de pânico, como: sensação de sufocamento, taquicardia, sudorese, desconforto abdominal, entre outros.
A CID-10 classifica o TP dentro de “outros transtornos de ansiedade”, e o coloca dentro do grupo das fobias, como um sub-componente da agorofobia. Isto significa que pode haver a agorofobia com transtorno de pânico ou sem transtorno de pânico, aqui o TP entra como secundário, ou seja, não é o sintoma principal.
Alguns autores também fazem uma associação do TP com algumas patologias mais antigas ligadas à ansiedade, como a neurose de angústia descrita por Freud em 1895.
A pertinência do assunto é pensarmos nas causa e desenvolvimento de uma doença que tem aumentado muito nos últimos tempos e aponta para uma angústia em forma. de ansiedade que talvez reflita os conflitos que nossa cultura ocidental contemporânea vivencia. Será que em outras culturas (com índice menor de stress) existe esse transtorno? Haverá diferença “quantitativa” de indivíduos com TP nas cidades urbanas e na área rural? Existe uma predisposição genética para a ansiedade?

3 comentários:

Samantha Jones disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samantha Jones disse...

voce falou super mal sobre sindrome do panico.
acho que nunca teve.
quer dizer, tenho absoluta certeza.
quando for escrever sobre, pesquise pelo menos com quem já teve .
procure se informar , ou então deixe alguem que ja teve falar sobre.
sem nenhuma intenção de rudez,falo com um grande carinho.

Unknown disse...

eu sou uma pessoa qe sofre disso. tenho onomatofobia, que é o medo de ouvir certas palavras ou combinação de palavras. evito assistir telejornal, porque algumas pessoas não querem dar entrevistas. eu meassusto muito e sou obrigado a conviver com isso. não sei lidar com isso. estou tmando remédios, mas nada dá certo. além disso, fico nervoso só de ouvir essas mísicas doidas que ficam tocando nas ruas da cidade. o remédio até ajuda, mas atrapalha.