segunda-feira, 13 de outubro de 2008

“DO SINTOMA À SÍNDROME” PARTE 2


“Segundo a concepção psicopatológica, baseada na patologia geral e na escola Jasperiana, os cursos crônicos dos transtornos mentais podem ser de dois tipos: processo e desenvolvimento.” (Dalgalarrondo, 2000)
O processo está relacionado a uma transformação lenta e sutil da personalidade, de natureza endógena e aparece como uma conseqüência de alterações psicológicas incompreensíveis.
O desenvolvimento de um transtorno mental tem como referência a evolução psicologicamente compreensível de uma personalidade. Dentro desta perspectiva, podemos pensar que existem indivíduos com alguns desvios de personalidade ou outros não, determinando os transtornos de personalidade e as neuroses. É possível a observação de um sentido, uma trajetória mais “explícita” do desenvolvimento da doença.
Os fenômenos agudos ou subagudos classificam-se em crises ou ataques, episódios, reações vivenciais, fases e surtos.
A crise ou ataque caracteriza-se, geralmente, pelo surgimento e término abruptos, durante segundos, ou minutos, raramente horas.
O episódio tem geralmente a duração de dias até semanas. Tanto o termo crise quanto o termo episódio nada especificam sobre a natureza do fenômeno mórbido, ambos os termos servem para denominar apenas o aspecto temporal do fenômeno. É usado para situações onde não se tem condições de precisar a natureza do fenômeno mórbido.
Segundo Dalgalarrondo, a personalidade pré-mórbida e o os sinais pré-mórbidos são aqueles elementos identificados em períodos da vida que são anteriores ao surgimento da doença propriamente dita, normalmente na infância. Quando trata-se do início do transtorno, usa-se os termos sinais e sintomas prodrômicos, que representam de fato a fase precoce, inicial do adoecimento.
Estas afirmações nos ajudam a pensar que um transtorno ou uma doença mental não surgem repentinamente, existem alguns sinais e sintomas no desenvolvimento ou no processo da personalidade destes indivíduos, os quais aparecem de maneira muitas vezes insidiosa ou mesmo explícita ao longo da vida. Portanto quando criamos hipóteses em relação ao perfil neuropsicológico em alguns tipos de transtorno, estamos acreditando que existe o conceito de personalidade. Conceito inseparável da idéia de cultura, família, contexto, individualidade. Questões com temas intermináveis!

Nenhum comentário: