terça-feira, 28 de outubro de 2008

É POSSÍVEL DIVIDIRMOS NOSSA ATENÇÃO ENTRE DUAS OU MAIS TAREFAS?


É POSSÍVEL DIVIDIRMOS NOSSA ATENÇÃO ENTRE DUAS OU MAIS TAREFAS?
Uma matéria no New York Times baseada nas pesquisas de Earl Miller, professor de neurociência do a Massachusetts Institute of Technology e David E. Meyer, professor de psicologia da University of Michigan, concordam entre si que a execução de duas ou mais tarefas simultaneamente é uma “ilusão”. Os pesquisadores relatam que é possível fazer, mas com perdas de atenção e qualidade, pois nosso cérebro tende a manter o foco em uma tarefa, normalmente a mais complexa. Mais detalhes: http://www.nytimes.com/2008/10/25/business/yourmoney/25shortcuts.html?pagewanted=1&_r=1&em.
Portanto realizar alguns tipos de tarefas ao mesmo tempo pode ser perigoso ou até mesmo fatal, como dirigir e escrever um texto (mensagens no celular) ou um médico cirurgião operar e falar no telefone, por exemplo. The RAC Foundation, a British nonprofit organization fizeram uma pesquisa mostrando que dirigir e escrever um texto ao mesmo tempo, leva a uma queda de velocidade (de processamento) em 35%, ou seja, a concentração do motorista fica 35% mais lenta (a mesma proporção dos motoristas que dirigem depois de beber)! Isso significa que medidas como a lei seca podem ter um embasamento no funcionamento cognitivo humano como prova a pesquisa acima.
Gloria Mark, professora de informática e co-autora das pesquisas afirma que no nosso cotidiano somos levados a interromper ou descontinuar nossas tarefas, seja por conta própria ou pelos outros. Isso, segundo a pesquisadora leva a uma maior rapidez, mas menor produção ou qualidade. Isto pode ser relacionado com o nosso “span” de atenção, o qual não é muito grande. Outro ponto não é tão intrínseco, mas extrínseco a mente: nossa cultura num certo sentido busca a rapidez e superficialidade das coisas.
Por isso eles sugerem: carpem diem!! E dêem a atenção que todos os momentos podem demandar...

Nenhum comentário: