segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A memória e o esquecimento




O neurocirurgião e pesquisador Scoville, famoso médico que operou o paciente H.M., percebeu que existia um centro neural para a memória: o hipocampo, pois foi justamente a cirurgia com H.M, que propiciou a percepção de que havia um local no cérebro onde as memórias ficavam armazenadas, contradizendo com a idéia de Karl Lashley de que esta função cognitiva estava “dispersa” por todo o cérebro, não havendo uma localização específica.
“Obviamente o hipocampo era o centro real das lembranças, pois, sem ele, H.M, foi entregue a um trecho do mais pálido presente. Scoville publicou suas descobertas desse experimento grandioso, porém remendado. Ele havia tocado no tecido da memória, que não era espiritual nem mítico em sua essência. A memória era o carne. Poderia ser apontada com precisão, como um país num mapa. Lá vive seu passado. Lá vive seu futuro. No cavalo marinho. Debaixo do recife de coral cortical.” (Slater)
Kandel foi um dos primeiros a realmente fornecer um modelo molecular de memória primitiva. Ele também foi pioneiro na explicação da passagem da memória de curto para longo prazo, afinal de contas, sabemos que H. M não se lembrava do tomou no seu café da manhã, mas reconhecia o rosto de sua mãe e outros fatos de seu passado, então como esse mecanismo acontecia? (ver postagem anterior).
Por outro lado, o excesso de memória também pode ser mais complicado do que simples, imaginem se não esquecemos nada? O esquecimento também faz parte dum processamento cognitivo saudável e porque não dizer do nosso mecanismo de memória? No caso de S., aquele paciente de 21 anos, que Luria estudou, tinha uma memória extraordinária, mas era incapaz de deduzir significados de qualquer coisa que lesse, tornando-o incapaz de reconhecer uma expressão facial ou um contexto mais metafórico.
Portanto, para termos uma boa memória, temos que esquecer, consolidar, evocar, enfim, deixar que as redes neurais se reorganizem seguindo o fluxo de nossas experiências, levando em consideração o passado, o presente e o futuro!

Nenhum comentário: