segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A memória, o esquecimento e a lesma do mar


(escultura de Mauro Andriole)

Slater, em seu livro “Mente e Cérebro”, aborda o tema da memória de maneira bastante peculiar e intrigante. Ela ressalta a necessidade e contribuição do conhecimento científico (e, segundo a autora, reducionista), assim como dos estudos com as lesmas do mar de Kandel, contudo faz críticas consistentes em relação à direção de algumas pesquisas (também científicas) sobre os mecanismos de memória quanto ao uso de medicamentos nesta área. É possível ou pertinente a comercialização da potencialização ou inibição de um “constructo cognitivo” como a memória?
A memória é uma das funções cognitivas que, em termos biológicos, se tem algum conhecimento neural, mas ela é também intrinsecamente construída de forma bem particular por cada ser humano. Apesar de sabermos as localizações cerebrais, as redes neurais e seus mecanismos sinápticos da memória, ela é formada pela subjetividade humana, esse filtro de seletividade dos fatos é calcado na nossa história de vida e perspectiva de futuro.
“Volumes de impressões, ruídos, sensações, interações acontecem conosco todos os dias e, se retivéssemos tudo isso, estaríamos num mar de confusão mental. Em vez disso, o que geralmente lembramos são impressões gerais de nosso passado: para mim é a casa do meu avô, (...). Mas, então, havia aquelas poucas memórias do passado que permanecem bem características, mesmo se incorretas.” Slater
Kandel acreditava que existia um mecanismo que propiciava a conversão de curto para longo prazo e, para pesquisar este mecanismo, retirou a parte central da aplísia (lesma do mar) e colocou apenas dois neurônios preservados em um meio de cultura. Em seguida, manipulou os neurônios de forma que “conversassem” um com o outro, de forma que o neurônio 1 desenvolveu conexões sinápticas com o neurônio 2.
Como podemos analisar nestes pequenos trechos, estudar a memória é estudar um mecanismo que se encontra entre o somático e o psíquico. Continuaremos com esse tema na próxima postagem.

Um comentário:

Mauro Andriole disse...

Olá Marta, me lisongeia o uso da imagem de minha escultura em seu blog, mas faltou mencionar o crédito certo?
Andriole