sábado, 13 de setembro de 2008

PESQUISAS COM ECONOMISTAS



Uma pesquisa realizada com economistas (http://www.economist.com/blogs/freeexchange/2008/09/dismal_scientists.cfm) , demonstrou uma particularidade da profissão:economistas preferem investimentos pessoais baseados em modelos “auto-centrados”, isto é sempre visando o interesse próprio.
Neste experimento foi testado um “jogo”, baseado nas teorias dos jogos, onde se concluiu que as pessoas (49%) arriscaram nas contas públicas, e outra (51%) preferiram as contas privadas. No Primeiro caso, o valor investido no final é compartilhado e no segundo caso, todo investimento é devolvido para o investidor. Portanto podemos perceber uma alta percentagem na opção mais ousada, onde existe um grau maior de risco e mais “democrático”.
Quando o experimento foi repetido com um grupo ( uma amostra) de economistas, os resultados mudaram significativamente. Os grupos de economistas investiriam 80% no segundo caso, ou seja, no retorno total dos valores investidos, eles não arriscam! Apesar de aparentemente serem pessoas que defendam alguns conceitos econômicos mais liberalistas ou democráticos....
Podemos pensar que a teoria é bem distinta da prática. Seria interesse pesquisarmos outros perfis profissionais em relação a tomada de decisão.

Nenhum comentário: