terça-feira, 22 de julho de 2008

TOUCH-BASED ILUSION



Como se dá a ilusão de ótica? Como nos damos conta que a imagem percebida não corresponde a realidade? Pesquisadores do MIT (Harvard) e Mc Gill têm investigado sobre um novo tipo de ilusão que envolve o sentido tátil.
As imagens que causam ambigüidade visual são fascinantes porque faz com que nosso cérebro enxergue uma segunda opção de imagem que normalmente não nos chega a consciência. Este fenômeno conhecido como “rivalidade” ou competividade perceptiva é um dos mais interessantes nos estudos da neurociência. Na verdade este fenômeno faz com que haja uma mudança na percepção visual, a qual é independente da mudança de estímulo, ou seja, o estímulo visual não é modificado, mas sim nossa percepção sobre ele.
Este fato nos faz pensar sobre a consciência. Pois é a experiência consciente que nos permite mudar o ângulo da nossa “visão”, em relação aos estímulos ambíguos. Isto significa dizer que nossa consciência é que nos possibilita enxergar os vários ângulos de um mesmo objeto ou figura, por exemplo. A percepção humana, através da consciência é bastante flexível!
Moore, principal investigador do instituto do cérebro do MIT foca seu interesse de pesquisa na descoberta dos princípios gerais que regem a percepção e busca encontrar ilusões semelhantes no domínio tátil. Este pesquisador acredita que para termos este tipo de sensação ilusória com os movimentos é necessário, além da memória de curto prazo (fixa a sensação do ultimo movimento), da integração existente entre o sentido da visão e o tato nos que diz respeito às “ilusões”.

Um comentário:

Bla, bla disse...

Acabei de ler este seu post. Deixou-me, não perplexa, pois estou consciente dessa ilusão de óptica,mas sim inquiridora.
O que dizer, por exemplo, quando o coração se agarra a ambiguidades que a razão não consegue vencer e nos deixa, amarradas de pés e mãos, inibindo-nos de usufruir daquilo que de facto é real nas nossas vidas, fechando-nos a porta da felicidade (sendo que a felicidade é relativa, feita de "momentos")