terça-feira, 8 de julho de 2008

MODELOS DE CONSCIÊNCIA: ESTRUTURAS CEREBRAIS


Existem algumas estruturas sub-corticais que podem estar relacionadas com a consciência, pois a partir de lesões em determinadas áreas, observa-se uma diminuição desta. São elas: o tálamo, o giro cingulado (córtex arcaico), o mesencéfalo e a ponte. Os núcleos do tronco cerebral formam uma rede com áreas corticais e modulam suas atividades. Eles participam de muitas funções como: vigilância, emoção, atenção e recompensa.
Atualmente, sabe-se que os anestésicos reduzem a atividade neural e o fluxo de fluido cérebro-espinal de núcleos talâmicos e existem também observações de que a estimulação desta região leva à recuperação da consciência.
O sistema límbico é uma estrutura essencial para a ativação cortical e da atenção. O núcleo reticular (situa-se entre córtex cerebral e núcleo do tálamo) tem mostrado ser peça fundamental no controle da atenção e da consciência. Na verdade, praticamente todas as estruturas no tronco cerebral participam na ativação do córtex cerebral.
Podemos afirmar que o funcionamento do tronco cerebral é fundamental para a existência do que chamamos de consciência?
Vejamos um exemplo de pacientes com hidranencefalia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidranencefalia), ou seja, bebês que nascem sem os 2 hemisférios, portanto, com ausência de córtex cerebral. O curioso é que esses pacientes têm um nível vegetativo de funcionamento cerebral, mas não estão em coma, estão com a maioria dos reflexos preservados e apresentam os seguintes comportamentos:
· Atendem quando chamados (algum nível de auto-referencia, aquisição de linguagem receptiva ou aprendizagem?)
· Fixam o olhar e interagem com as pessoas (como se estrutura esta percepção do outro?)
· Alguns dos pacientes passam pelo teste do espelho (auto-conhecimento, imagem corporal?)
· Esboçam sorrisos quando escutam música (conseguem diferenciar música de outros estímulos sonoros?)

2 comentários:

Minha Terra Minha Gente disse...

Olá Marta!
Sou Psiquiatra, moro em São Paulo e também sou apaixonada por neurociência. Encontrei seu Blog buscando artigos sobre estruturas cerebrais e Sonho. Acho que podemos trocar figurinhas sobre o assunto. Abraço
Meu e-mail é marisanieri@gmail.com
Marisa

Minha Terra Minha Gente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.