quarta-feira, 16 de julho de 2008

O SELF E O CORPO





No blog: The frontal cortex, Jonah Leher comenta um experimento publicado no journal science. Cientistas induziram a “saída do corpo” (imagem virtual) em pessoas saudáveis através do uso de óculos de proteção virtual, uma câmera e uma vara. A idéia principal do experimento era fazer com que as pessoas olhem uma imagem ilusória delas próprias e são conduzidas a uma percepção (sentimento) de que deixaram seus corpos.

Segundo Leher, este experimento nos mostra alguns pontos interessantes:

1)O nosso senso de “ser” relacionado ao corpo é um fenômeno cognitivo! Ou seja: uma extrapolação de inputs multi-sensoriais. Será a percepção de ser “em nós mesmos/nosso corpo” e não em outras pessoas uma representação mental?

2)Existe um limite muito tênue entre a noção de autoconsciência e o nosso corpo. (Descartes teria reescrito: “Estou no meu corpo, então existo”). Apesar das pessoas saberem que aquelas imagens não eram elas próprias, as percebiam como suas (como sendo a imagem) e não o seu próprio corpo real.

O quanto estamos presos às imagens que construímos, ou melhor, a nossa imagem corporal como noção de self e autoconsciência?
Será que a existência é intrínseca à noção de corpo ou à noção de self?
Como diz Damásio: é o mistério da consciência ou da autoconsciência!
Segundo Leher, o mistério do self emerge do nosso mais concreto conhecimento: o nosso próprio corpo!

“This is the wondrous irony of our mind: its most ineffable property - the mysterious self - seems to emerge from our most concrete knowledge, which is the knowledge of our own body.” (http://scienceblogs.com/cortex/2007/08/the_self_and_the_body.php)

Nenhum comentário: