quarta-feira, 13 de agosto de 2008

GENE PARA A ANSIEDADE



Outra reportagem recente publicada no jornal on-line “o Globo” (http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/08/11/estudo_alemao_identifica_gene_da_ansiedade-547672547.asp) foi sobre a descoberta do gene para a ansiedade. A notícia mostra pesquisas desenvolvidas sobre o assunto, onde defende que a ansiedade e seus transtornos são transmitidos por carga genética.
O estudo aponta para um aumento significativo de transtornos mentais de ansiedade, como o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), o transtorno de Pânico, trantorno de ansiedade generalizada e o Transtorno de estresse pós-traumático. Isto se deve a uma mutação genética para o gene da ansiedade, ou seja, algumas pessoas teriam um limiar menor para suportar os estímulos desagradáveis, como ruído alto por exemplo. Neste caso, as pessoas que teriam este alto nível de ansiedade, teriam o gene (para a ansiedade) duplicado no seu DNA. Segundo os cientistas, as pessoas que herdaram o gene duplicado, tem um aumento do neurotransmissor dopamina no cérebro, e isso justifica uma maior facilidade de fixação das sensações desagradáveis.
Segundo o artigo original, existe também um déficit na memória de trabalho e do controle cognitivo (e na eficiência do córtex pré-frontal), em pacientes com níveis altos de dopamina, em estudos utilizando neuroimagem. Isto demonstra a relevância desta investigação na prevenção de doenças mentais para os transtornos de ansiedade.

Nenhum comentário: