segunda-feira, 25 de agosto de 2008

APRENDIZAGEM E MEMÓRIA OU TEMPO = APRENDIZADO



A aprendizagem e a memória nos adultos dependem das conexões e “desconexões” sinápticas que ocorrem a todo momento no nosso cérebro. Cientistas do instituto de pesquisa em Neurobiologia Max Planck (http://www.physorg.com/news138377586.html), demonstram porque isto ocorre de forma rápida, resultando em agilidade de pensamento.
As sinapses neurais ocorrem de maneira dinâmica num processo de construção (durante novos aprendizados), reconstrução (reforço de redes já construídas ou memorização) e “contatos sinápticos incompletos” (são os links que não sao efetivados, não se forma um circuito, são os esquecimentos, por exemplo) entre as conexões neurais. Nosso cérebro faz muitas sinapses ao mesmo tempo, mas nem todas são utilizadas realmente, esses estudos tentam mostrar como o cérebro pode economizar tempo e energia para que nossa aprendizagem não seja muito lenta. O cérebro humano é o órgão do corpo que mais utiliza energia, portanto ele precisa também aproveitá-la, isto é feito através das interconexões entre as células vizinhas em determinadas vias. Se essas conexões são “quebradas” por algum motivo, o tempo e a energia que se gasta para realizar a mesma tarefa é muito maior. Atualmente sabe-se que um neurônio novo vai se comunicar com alguma via já existente como forma de economizar tempo e energia, porém cada sinapse leva em média dois dias para consolidar completamente aquela conexão. Portanto os autores concluem, que se cada célula nova tivesse que aprender do "zero”, gastaríamos muito mais tempo no processo de aprendizagem.
Estes pesquisadores descobriram que existe uma maneira de troca de informação entre as células nervosas novas e antigas: elas usam o canal de cálcio para fazer essa transmissão. Somente quando existe consolidação da informação é que a sinapse é realizada, ou seja, se for de longo prazo, aumentando assim a economia de energia. No final das contas, nosso cérebro é capitalista: quanto mais tempo economizado: mais aprendizado é realizado!

Nenhum comentário: