terça-feira, 1 de abril de 2008

Experimento aleatório


Axioma:

“Na lógica Aristotélica, é o ponto de partida de um raciocínio, considerado como evidente, sendo a base das demonstrações de uma teoria.”

Experimento aleatório é aquele que pode gerar diferentes resultados, mesmo repetido sob as mesmas condições e em qualquer ocasião. Deste modo, diz-se que esse experimento, tem componentes aleatórios. As variações aleatórias que ocorrem são pequenas, comparadas com o objetivo do experimento e podem ser ignoradas. Entretanto, a variação está sempre presente, e sua grandeza pode ser tal que as conclusões importantes podem não ser óbvias e neste caso utiliza-se o método estatístico para modelar e analisar métodos experimentais.

“O primeiro (Marcel Duchamp), talvez o artista mais interessante do século, sempre trabalhou com variáveis controláveis, porém deixando aberto o espaço para a intervenção do acaso. Criou por exemplo, réguas a partir de barbantes de um metro, jogados ao chão de uma mesma altura determinada – ficando ao acaso a tarefa de escolher a forma que eles assumiriam ao tocar o solo.”

Para um determinado experimento, podemos definir o conjunto de todos os resultados que julgamos possíveis. Esse conjunto denomina-se espaços de possibilidades do experimento, ou simplesmente, espaço amostral, denotado pela letra S, e cada um dos resultados possíveis é um elemento do conjunto S.

Nenhum comentário: