sexta-feira, 28 de março de 2008

As leis da Probabilidade






A primeira definição do conceito de probabilidade foi elaborado por Laplace e tem o seu nome: lei de Laplace (conceito clássico de probabilidade). Esta lei nos diz que a probabilidade de determinado evento ocorrer é o resultado da divisão entre o número de casos favoráveis e de casos possíveis.
Porém essa lei não responde a determinadas questões, como saber por exemplo qual a probabilidade de uma pessoa morrer entre 40 e 60 anos.Existe na matemática uma outra lei que será utilizada para esses casos, é a lei de Bernouilli (1654-1705), ou ainda primeira lei dos grandes números. Que tem o seguinte enunciado:
“É muito pouco provável que, se efetuarmos um número suficientemente grande de experiências, a freqüência relativa de um acontecimento se afaste muito da sua probabilidade.” Ou ainda, :
“Quando um número de realizações de um experimento aleatório cresce muito, a freqüência relativa do sucesso associada vai-se aproximando cada vez mais de um certo valor.”
Esse valor se chama probabilidade de sucesso.
Outra lei probabilística importante e que tem realação com a primeira lei dos grandes números, é a segunda lei dos grandes números e seu enunciado é:
“À medida que o numero de repetições de um experimento aleatório cresce, maior tende a ser o valor absoluto da diferença entre a freqüência absoluta experimental de um sucesso e a freqüência absoluta teórica (esperada).
É interessante observarmos que a primeira lei dos grandes números refere-se à freqüência relativa, enquanto a segunda à freqüência absoluta.



Nenhum comentário: