quarta-feira, 12 de março de 2008

Estatística 2






TIPOS DE DADOS
Os dados são obtidos através de mensuração de algumas características ou propriedades do objeto que traga interesse de pesquisa e estudo. Podemos chamar de unidades experimental ou variáveis. Portanto uma unidade experimental é considerada um objeto (pessoa ou coisa) sobre o qual coletamos dados.

Há dois tipos básicos de dados (Lopes,1999):

  • aqueles obtidos de uma população qualitativa


  • aqueles obtidos de uma população quantitativa

Quando uma característica ou variável é não-numérica, denomina-se variável qualitativa ou atributo (por exemplo: sexo, religião, naturalidade, cor dos olhos, faixa etária). Essas variáveis são expressas em categorias ( no exemplo da variável qualitativa sexo: feminino ou masculino - são as categorias).


Quando os dados são qualitativos, o interesse encontra-se normalmente, na quantidade ou na proporção de cada categoria em relação à população.


A variável estudada denomina-se quantitativa, quando pode ser expressa numericamente (por exemplo: valor do patrimônio do cidadão brasileiro, duração de uma bateria de telefone celular, quantidade de sabores de sorvetes) . Essa variável pode ser dividida em discreta (assumem determinados valores e resultam de uma contagem) ou contínuas (conjunto de valores de números reais, resultando de uma medição em qualquer grau de precisão).


Exemplo de variáveis discretas: quantidade de valores de notas de uma moeda:5,10,20,50,100.
Exemplo de variáveis contínuas: "A partir de 1999, as declarações de imposto de rendados contribuintes com patrimônios de até 20 mil reais, poderão ser feitas por telefone."











Nenhum comentário: