sexta-feira, 7 de março de 2008

Estatística

Introdução
Pretende-se discutir aqui a respeito do funcionamento da memória de trabalho em pacientes com alguns tipos de transtorno de ansiedade, o transtorno do pânico (TP) e o trantorno de ansiedade generalizada (TAG). Para objetivo de tal pesquisa, será necessário coleta de dados, estudo teórico, utilização de testes neuropsicológicos, análise estatística.
Iniciaremos com alguns conceitos básicos de Estatística.



Definição:
Estatística é uma ciência que estuda dado. Ou seja, envolve coleta, classificação, resumo, organização e interpretação dos dados.
Método estatístico é um processo para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão em situações de incerteza.

Os passos da metodologia estatística são o seguinte:

1. Definição cuidadosa do problema
2. Formulação de um plano para a coleta das unidades de observação
3. Coleta, resumo e apresentação das unidades de observação ou de seus valores numéricos
4. Análise dos resultados
5. Divulgação de relatórios com as conclusões, de tal modo que estas sejam facilmente entendidas por quem as for usar na tomada de decisões.



Principais características do método estatístico:

· Modo para lidar com uma grande quantidade de observações ou de valores;
· Aplica-se somente a observações redutíveis a uma forma quantitativa;
· É o mesmo tanto para as ciências humanas e sociais como para as ciências tecnológicas;
· É objetivo, entretanto, os resultados são influenciados (embora não devessem) pela necessária interpretação subjetiva.

Definindo População e Amostra

À Estatística não interessa concluir a respeito de unidades individuais de observação, mas sim de grupos, conjuntos ou agregados, porque seu objetivo é o estudo da chamada população, a qual pode ser finita ou infinita.
População finita é aquela em que o número de observações pode ser contado e é limitado. Uma população é infinita se a quantidade de unidades de observação é ilimitada, ou sua composição é tal que as unidades da população não podem ser contadas.
O número de unidades de observação na população denomina-se tamanho e, no caso finito, o número destas unidades é designado pela letra N.
A amostra é um conjunto de unidades selecionadas de uma população, ou seja, constituem-se por n unidades de observação e que deve ter as mesmas características da população. Essa coleta recebe o nome de amostragem, que envolve pelo menos dois passos: escolha das unidades e registro das observações.

Nenhum comentário: