terça-feira, 25 de março de 2008

Medidas de Variabilidade




MEDIDAS DE VARIABILIDADE


Enquanto as medidas de tendência central localizam os valores centrais da amostra, as medidas de variabilidade irão calcular o intervalo de afastamento (positivo ou negativo, grande ou pequeno) que as observações “desviam” ou se “afastam” da média da amostra.


A medida de variabilidade mais usada em amostras é a variância. A variância de um conjunto de dados é baseada no valor de observações que “desviam” da média de determinada amostra. O desvio será a diferença entre as observações X e a média da amostra. A variância é calculada pelo somatório desta diferença, elevado ao quadrado e dividido por (n-1). Um desvio negativo significa que a observação está abaixo da média; um desvio positivo significa que a observação está acima da média.


O desvio padrão de uma amostra de n medidas é a raiz quadrada da variância. A interpretação do desvio padrão em determinada amostra vai avaliar o intervalo (2 desvios padrões, por exemplo) da média daquela amostra, o qual pode ser positivo ou negativo. Com esses dados torna-se possível interpretar a probabilidade daquele evento acontecer (ou não) em determinada população. Numa distribuição normal, 1 desvio padrão corresponde aproximadamente a 70% de possibilidade de ocorrência em relação às observações; 2 desvios padrões correspondem a 95% e 3 desvios padrões a 100% respectivamente.

Nenhum comentário: