quarta-feira, 26 de março de 2008

Probabilidade


PROBABILIDADE

“ Um lance de dados jamais abolirá o acaso” Mallarmé

Segundo Lopes (1999), a teoria do cálculo das probabilidades começou com uma correspondência entre dois matemáticos franceses, Blaise Pascal (1623-1662) e Pierre Fermat (1601-1665) a partir de dois problemas formulados por um jogador compulsivo.
Ao surgir o ensino da teoria dos conjuntos em 1960 (no Brasil), enfatizou-se a associação entre a teoria da probabilidade e a dos conjuntos como forma de facilitar o raciocínio estatístico a partir de um modelo mais conhecido e estruturado na matemática. Atualmente, tal visão associativa não é mais válida, basicamente porque existe a necessidade de se entender os conceitos estatísticos na vida diária.

O estudo do relacionamento dos dados por meio de modelos probabilísticos denomina-se Estatística Matemática. As variações dos fenômenos devem-se a um grande número de causas que não podemos controlar às quais o estatístico denomina, simplesmente acaso. O resultado de uma experiência geralmente se dá ao acaso, entretanto, se ela se repetir uma grande quantidade de vezes, pode-se construir um modelo probabilístico e tomar decisões referentes ao processo experimental pelas suas características, sem necessidade de refazer a experiência. Se houverem condições estáveis, será possível construir um modelo satisfatório e emprega-lo no estudo de propriedades e na obtenção de conclusões. O modelo matemático que um estatístico seleciona geralmente é capaz de possibilitar previsões sobre a freqüência dos resultados que se espera quando a experiência for repetida. Por exemplo, é possível prever a percentagem de produtos defeituoso numa fábrica, a partir da produção e qualidade de componentes produzidos.

Devido ao fato de que a probabilidade ser uma ferramenta importante nos métodos estatísticos teóricos e práticos, uma introdução ao cálculo das probabilidades é, sempre, estudada antes da Inferência Estatística.

Para o estudo de pesquisas em Psicologia (assim como em outras ciências) os métodos estatísticos são fundamentais para a aplicação da formulação das hipóteses, condução da experiências e testagem das hipóteses iniciais (comprovando-as ou não) com base dos dados experimentais.

Nenhum comentário: