terça-feira, 29 de abril de 2008

Alimentos podem interferir no humor?




Mais uma vez o papel da serotonina, é discutido na mídia (O GLOBO em 18/04/08), como um importante neurotransmissor responsável pelo bom humor. Como vimos na última postagem, a serotonina provoca a sensação de bem estar e prazer no cérebro humano. Ela é sintetizada a partir do seu precursor, o triptofano, o qual é absorvido através da alimentação e principal tema desta reportagem, ou seja, o equilíbrio do humor pode ser adquirido com uma dieta rica neste elemento (triptofano)? Alguns nutricionistas acreditam que sim, já os neurocientistas...

“Quem nunca foi surpreendido por um estresse ou irritação sem motivos aparentes? Para manter o bom humor, não basta estar com o corpo descansado e a rotina equilibrada. Os hábitos alimentares podem interferir em nosso estado emocional. A falta de algumas substâncias e a presença em excesso de outras podem provocar uma série de reações indesejadas no indivíduo. Apesar de ainda não haver um consenso científico, há muitos estudos sobre a influência da alimentação nas emoções. Cabem aos especialistas que defendem essa idéia, explicar as causas dos transtornos emocionais pelo alimento e sugerir nutrientes adequados que possam contribuir para o equilíbrio do humor.
O Food and Mood Project - Projeto Comida e Humor-, elaborado pela especialista inglesa Amanda Geary, mostrou que as mudanças no que comemos podem ser positivas para a saúde mental. Os indivíduos estudados, ao aumentarem o consumo de frutas, peixes e líquidos em detrimento do açúcar, cafeína, álcool e chocolate, demonstraram uma melhora na instabilidade emocional, na depressão e em ataques de pânico e ansiedade (Leia também: Alimentos na medida e na hora certa ajudam a manter o bom humor)
- A alimentação afeta o humor por causa de sua composição nutricional. As vitaminas e os minerais, presentes em frutas e verduras, por exemplo, são alguns dos responsáveis pela regulação do organismo. E essa regulação esta diretamente associada ao estado emocional. Além disso, esses nutrientes fornecem energia para o corpo, o que garante o bom humor - diz a nutricionista Claudia Gonzaga, conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CNF).
Ao ingerir um alimento, os nutrientes nele contidos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, que são enviados para o Sistema Nervoso Central, órgão considerado responsável pelo estado de humor. A principal responsável pela sensação de bem estar é a tão conhecida serotonina. Mas, de acordo com a nutricionista funcional Suzana Machado, do Centro Valéria Paschoal de Nutrição Funcional, há variáveis que podem complicar a produção e liberação da substância.
- A serotonina é o neurotransmissor que está ligado ao bom humor. Quando os sinais, que são enviados ao sistema nervoso central, estão em desequilíbrio, quer seja por deficiência nutricional, como por outros distúrbios fisiológicos, provocam uma deficiência na produção de serotonina, que está ligada ao bom humor. Esse fator desencadeia diversas alterações em nosso sistema nervoso, como depressão, ansiedade, aumento de peso e fadiga - explica a nutricionista.
Na nutrição, a falta de vitaminas C, B6 e B12 assim como de magnésio, ácido fólico causam deficiência de serotonina no corpo. Portanto, quem anda de baixo astral pode incluir na dieta alimentos como laranja, cereais, frutas e verduras - que ajudam a melhorar o ânimo. A ausência do triptofano, aminoácido precursor da serotonina, também debilita o estado emocional. O triptofano está presente na soja, arroz integral, pão integral, leite, iogurte, feijão e lentilha. “

...Bem, os neurocientistas não negam a importância de uma boa alimentação para o funcionamento do organismo (apesar deste não ser seu objeto de estudo), porém para se adquirir um bom funcionamento mental, uma rede de fatores mais complexos do que apenas uma boa alimentação, entram em ação. São fatores genéticos, psicológicos, sociais, comportamentais entre outros. Por exemplo, na depressão existe uma diminuição do nível da serotonina no cérebro e no organismo consequentemente. Qual a terapêutica pra a depressão? Alguns medicamentos psicotrópicos vão atuar no mecanismo de recaptação dos neurotransmissores, neste caso a serotonina. Existem receptores pré-sinápticos que são responsáveis por re-captar o neurotransmissor e terminar a comunicação sináptica ou por inibir esses receptores pré-sinápticos e assim ante-los por mais tempo na fenda sináptica, aumentando a liberação de segundos-mensageiros, aliviando assim, os sintomas da depressão.
Será que a ingestão de alimentos ricos em triptofano é capaz de dar conta deste tipo de mecanismo?

Nenhum comentário: