segunda-feira, 22 de junho de 2009

DIENCÉFALO



O diencéfalo é uma estrutura que fica situada no “centro” do encéfalo, isto é, entre o tronco cerebral e o telencéfalo e abaixo do corpo caloso (estrutura e importantes do epitálamo: o hipotálamo. Sua importância se deve sobre tudo, a sua relação com a hipófise, a qual regula o funcionamento hormonal do corpo.
Segundo Gazzaniga, o hipotálamo é uma das regiões mais vitais do cérebro. Ele recebe input e projeta sua influencia para quase todas as partes do corpo. Está ligado a motivação e comportamentos que foram gerados por esta. O hipotálamo se relaciona com a medula espinhal por onde governa muitos órgãos e funções internas e também controla a hipófise ou a glândula pituitária, a qual comanda outras glândulas do organismo produzindo um efeito cascata. Ou seja, a importância do hipotálamo para a regulação hormonal é bem grande e, portanto qualquer lesão nesta região pode trazer muitos danos para o organismo.
Outra característica do hipotálamo é comandar o desenvolvimento sexual e reprodutivo. Talvez por isso ou em conseqüência disto, podemos atribuir a diferença de tamanho entre as estruturas femininas e masculinas do hipotálamo. Pesquisas atuais levam pra possibilidade desta estrutura influenciar a orientação sexual, pois descobriram que a parte anterior hipotalâmica é a metade do tamanho em homossexuais quando comparados com heterossexuais. E este é o tamanho do hipotálamo anterior das mulheres. (Gazzaniga, 2005)
Acredito que esta é uma estrutura que gera muitas investigações, polêmicas e curiosidades e que devemos ter muito conhecimento para interpretar fatos como este. que divide os hemisférios direito e esquerdo). O diencéfalo pode ser dividido em: tálamo, epitálamo, hipotálamo e subtálamo.
Neste momento nos deteremos a respeito de uma das partes mais conhecidas

Nenhum comentário: