sábado, 20 de junho de 2009

CEREBELO



O cerebelo é uma estrutura do encéfalo que fica situada na parte posterior deste. É conhecido pela sua participação nas funções motoras, isto é, o equilíbrio, a propriocepção, o tônus muscular, a coordenação de movimentos, o tato, assim como sua participação em impulsos visuais e auditivos. As doenças relacionadas ao cerebelo vão desde ataxia cerebelar até estudos realizados com autistas (http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=513281&indexSearch=ID).
Segundo Machado, várias fibras nervosas aferentes saem do cerebelo para o córtex, informando-o sobre as funções citadas acima. No cerebelo existem muitas fibras de associação, as quais integram informações cinestésicas com outras, Além disso, é no cerebelo que ficam as fibras da célula de Purkinje, a qual é um neurônio aferente do córtex cerebelar. ( http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=C%C3%A9lulas+De+Purkinje&lang=3)
O cerebelo é a única estrutura do encéfalo que possui um córtex (além do telencéfalo), sendo neste caso, um córtex cerebelar. É, por isso, chamado também de “pequeno cérebro”. Portanto, o cerebelo tem uma superfície extensa e revestida de substância cinzenta por fora e de substância branca por dentro (corpo medular do cerebelo).
O cerebelo é dividido em parte anterior e posterior pelo vérmis e em hemisfério direito e esquerdo pela fissura prima. Outra parte importante desta estrutura é o lobo floco-nodular, a qual se localiza na parte anterior do cerebelo e é responsável pelo ouvido interno e consequentemente pelo equilíbrio.
“O cerebelo é um órgão que faz parte do Sistema Nervoso suprasegmentar, que se origina da parte dorsal do metencéfalo. A palavra cerebelo origina-se do latim e significa "pequeno cérebro". Sua função básica é a de modular e regular a função motora, coordenando os movimentos, regulando o equilíbrio, o tônus muscular e mantendo a postura.” (http://www.geocities.com/epamjr/neuro/cerebelo.html).
Concluindo: o cerebelo é uma estrutura importantíssima na regulação dos sistemas de movimento e seu estudo é pertinente para a compreensão e tratamento de patologias relacionadas a esta estrutura.

Um comentário:

Unknown disse...

Visitei seu blogger, hoje, gostei, pois tem explicações importantes, sendo assim, gostaria que a Dra colocasse algo sobre sintomas e desenvolvimento da doença de Alzheimer
Agradeço
Adelice