quarta-feira, 1 de julho de 2009

DIENCÉFALO: TÁLAMO




Como vimos na última postagem, o diencéfalo é compostos de quatro partes principais, entre elas o hipotálamo (assunto do último post) e o tálamo, do qual iremos falar agora. ainda restam duas partes a serem discutidas, o epitálamo e o subtálamo.

O tálamo é considerado a porta de entrada para o prosencéfalo, segundo Gazzaniga, quase todas as informações sensoriais passam pelo tálamo antes de atingir o córtex. Existe uma exceção: o sentido olfativo, este tem uma via direta do tronco encefálico pra o córtex (pois o ser humano já precisou bastante deste sentido). Por isso quando mencionamos o tálamo devemos associá-lo à sensibilidade de forma geral ou as aferências (tanto do meio interno como do meio externo).
Alguns estudos também apontam para o tálamo como sendo uma estrutura importante para o processo atencional, o que faz todo o sentido, pois perceber relaciona-se diretamente com a atenção!Durante o sono a porta se fecha e nossos sentidos perceptuais, e consequentemente nossos cérebros descansam... mas nem tanto, pois entram em ação outros funcionamentos cerebrais, os quais nos permitem sonhar... (http://martabolshaw.blogspot.com/2009/05/teoria-dos-sonhos-segundo-neurociencia.html

Nenhum comentário: