sexta-feira, 10 de julho de 2009

HORMÔNIO ESTRADIOL


Cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York comprovaram pela primeira vez que o hormônio estrodiol age diretamente sobre a audição humana. Homens teriam a audição diminuída e mulheres antes da menstruação (TPM) também. Além destas evidências hormonais entre gêneros, existem pesquisas confirmando a baixa deste hormônio em mulheres que retiraram os ovários por algum motivo e também na síndrome de Turner. Em ambos os casos houve uma diminuição da audição, o que nos leva a acreditar que a audição está fortemente ligada ao controle hormonal do estradiol no cérebro.
“Embora tais variações não sejam muito grandes, a pergunta, ainda que simbólica, é inevitável: seria o diálogo entre casais sempre tão complicado porque, na verdade, trata-se de uma conversa de surdos? Ou, ao menos, com a audição reduzida?” ( O globo)
O estudo foi feito com o estradiol, um dos três estrogênios (os outros dois são o estriol e a estrona). O estradiol é o hormônio sexual por excelência, ligado à puberdade, à reprodução, a caracteres sexuais e, agora também, à audição.
Assim como vários estudos comprovaram que a visão está na área occipital do cérebro e não somente nos olhos, agora podemos dizer que a audição está relacionada ao hormônio estradiol, comandado por glândulas cerebrais. Cada vez mais observamos que o maestro de nosso corpo está realmente no cérebro, porém não devemos nos esquecer que sem os músicos não existe orquestra, nem música...

Nenhum comentário: