quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NEUROCIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO




No seu livro “Borboletas da alma”, Drauzio Varella escreve sobre vários assuntos relacionados à ciência. Em um capítulo dedicado ao cérebro e funcionamento neural descreve estudos sobre redes neurais, plasticidade cerebral, condução sináptica e o funcionamento molecular destas células tão nobres. Varella menciona também em seu texto a neurociência do desenvolvimento, no qual ocorre um fenômeno interessante: a apoptose celular.
Apoptose é uma palavra grega que descreve a queda das folhas das árvores no outono, mas em neurociências seria uma espécie de suicídio em massa de neurônios mal adaptados ou em excesso. Explicando melhor: este fenômeno já é esperado geneticamente pelo organismo humano, pois na fase da embriogênese humana (quando ocorre a apoptose) existem 200 bilhões de neurônios circulando pelo cérebro e essa competição neural é necessária para termos os famosos 100 bilhões de neurônios!
“No melhor estilo darwinista de competição e seleção natural, sobrevivem à apoptose coletiva apenas os neurônios mais aptos, que conseguiram formar sinapses bem estruturadas” (Varella, 2006)

Nenhum comentário: