segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A GENÉTICA DA POPULARIDADE


“A popularidade de uma pessoa e sua habilidade de formar grupos sociais é, em parte, influenciada pela herança genética, sugere pesquisa das universidades de Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos.” (BBC, Brasil)

Pesquisadores americanos investigaram a influência da carga genética em um quesito relacionado à personalidade: a popularidade. Isto é, características pessoais como carisma, habilidade social e boa capacidade intrapessoal pode ser passado de geração em geração (será por isso que vemos muitos políticos seguindo a carreira na família!?).

A pesquisa realizada comparou a popularidade de irmãos gêmeos, sendo alguns fraternos e outros idênticos (N=1100). Os gêmeos idênticos demonstraram mais popularidade entre si do que os fraternos. Isto significa que deve existir algum valor adaptativo em relação a ser popular, pois vivemos em um mundo altamente “político”, no sentido que melhores conexões humanas (rede de relações) podem facilitar a sobrevivência de muitos seres humanos (talvez não só humanos).

"Uma das coisas que este estudo nos diz é que redes sociais são uma parte fundamental da nossa herança genética", disse James Fowler, da Universidade da Califórnia. "Pode ser que a seleção natural esteja atuando não apenas em coisas como se nós podemos ou não resistir ao resfriado comum, mas também quem vai entrar em contato com quem.” (BBC, Brasil)

O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Nenhum comentário: