sexta-feira, 21 de novembro de 2008

HEMISFÉRIO DIRETO


Há um século atrás o hemisfério esquerdo (HE) era considerado dominante, pois além da localização da linguagem ele é considerado responsável pelo movimento voluntário. Contudo a partir da década de 40 do século 20, e pesquisas provenientes da segunda guerra mundial (lesões do hemisfério direito (HD)), houve um maior interesse no estudo deste hemisfério até então considerado mais passivo no cérebro humano. Foi Jackson (1942) quem deu o pontapé inicial, com a invenção de uma intervenção cirúrgica chamada splint brain, a qual possibilitava acesso independente às funções de cada hemisfério.
Muito se conhece a respeito do hemisfério esquerdo (HE), desde século passado vários pesquisadores investiram em estudos sobre as áreas cerebrais do lobo esquerdo do cérebro, um dos pesquisadores importantes foi Broca, com a descoberta da afasia motora (fala) uma das regiões importantes do HE referente à linguagem. Uma das hipóteses para a valorização do HE em detrimento do hemisfério direito (HD) foi a descoberta da localização da linguagem neste primeiro.
Atualmente, existem estudos a respeito das lesões no HD, alguns autores classificam o conjunto de sinais e sintomas observados após um acometimento neurológico no HD, como síndrome do HD – SHD. Segundo Fonseca, a SHD é, então, caracterizada por déficits nas funções cognitivas: atenção, percepção, memória, praxias, funções executivas, com a presença de anosognosia, heminegligência sensorial, prosopagnosia, alteração de memória visuo-espacial e de trabalho, dispraxia construtiva e disfunção executiva.
“Em relação ás especializações hemisféricas das funções cognitivas, há atualmente certo consenso na literatura. O HE é mais associado às habilidades de pensamento lingüístico, raciocínio analítico, memória verbal e produção e compreensão da linguagem. O HD, em contrapartida, é associado, às seguintes funções cognitivas: atenção, percepção, memória visuo-espacial,, esquema corporal, inteligência social e emocional, reconhecimento de expressões faciais e habilidades musicais.” (Myers, 2001 in Fonseca, 2006)
Como podemos analisar nos estudos atuais sobre a dicotomia entre os hemisférios cerebrais, o HD também atua de maneira ativa e essencial para o funcionamento cerebral global, pois a atenção e a percepção visual são funções cognitivas essenciais para nosso funcionamento cognitivo geral, inclusive influenciando a linguagem. Pode-se afirmar ainda que o HE é o hemisfério dominante do cérebro?

Nenhum comentário: