terça-feira, 11 de novembro de 2008

DISTRAÍVEL OU NÃO DISTRAÍVEL:EIS A QUESTÃO!


Uma pesquisa realizada por Foster e Lavie (http://scienceblogs.com/cognitivedaily/2008/11/some_people_are_more_distracti.php?utm_source=mostactive&utm_medium=link) demonstra que a atenção não é só uma função cognitiva, ela é também uma característica de personalidade. Isto significa que existem pessoas mais distraíveis e outras menos distraíveis. Se esta característica é um fruto da cultura, do ambiente, escolaridade já uma outra questão...
Segundo estes pesquisadores, existe uma pré-disposição (inata?) para algumas pessoas se distraírem mais facilmente que outras, ou seja, elas podem estar em ambientes tranqüilos ou agitados que sua atenção será menor do que de outras pessoas (que não são tão distraíveis). Isto seria uma característica individual. O ambiente, neste caso, é e não é determinante, pois se por um lado o ambiente silencioso seria potencialmente mais adequado para o “high” CFQ (mais distraíveis), ele também não determina que o indivíduo vai aumentar sua atenção, ele pode encantar-se com a mancha na parede... Por outro lado, o ambiente barulhento não faz que sua atenção piore em relação aos indivíduos “low” CFQ (menos distraíveis). A tabela abaixo mostra acima.

Portanto podemos pensar que os indivíduos distraíveis deviam fazer algum tipo de treinamento ou TCC (terapia cognitiva comportamental) para melhorar seu desempenho nas tarefas. Pois a aprendizagem não fica prejudicada com este tipo de comportamento? Será que os pesquisadores fazem alguma relação destes tipos de indivíduos com o TDAH? Penso que não, trata-se de outro componente.
O ambiente com baixa carga de estímulos não atrapalha o indivíduo low CFQ, porém NÃO AJUDA MUITO O SUJEITO COM High CFQ. Contudo se for necessário algum tipo de atenção seletiva em uma grande festa ou em um show (onde tenham muitos estímulos) o desempenho dos dois grupos será o mesmo: péssimo! É melhor aproveitar a festa ou o show!!

Nenhum comentário: