quarta-feira, 5 de agosto de 2009

VÍCIOS




O que determina os vícios? A quantidade de uso, sua freqüência e/ou interações químicas de determinada substâncias no cérebro humano e animal? Quais substâncias podem viciar? Álcool, drogas nicotina, comida, sexo, exercícios? Existe pré-disposição genética ou o vicio é um comportamento aprendido?
Bem, será impossível responder a todas essas perguntas num só post e na verdade minha intenção não é essa, mas segundo a ciência atual todos esses fatores citados acima contribuem para a construção de um vício. Contudo, todos os vícios têm um fato em comum: produzem prazer! Mais especificamente: as substâncias viciantes liberam neurotransmissores como endorfinas e dopaminas.
Minha intenção aqui é reportar o tema levantado em uma notícia científica, publicada em o globo online, sobre o vício em exercícios físicos. Pois alguns vícios sempre me soaram como paradoxais: sexo, comida e exercícios físicos.
O ponto a ser discutido é: exercícios não são saudáveis e estimulados em nossa cultura? Como podem se tornar um vício? Novamente a pergunta: o que determina que seja vício e não uma atividade feita com uma frequencia prazerosa?
“Segundo os pesquisadores, uma maior compreensão dos comportamentos que provocam a liberação das substâncias associadas ao prazer no cérebro pode auxiliar na criação de tratamentos que incorporem a prática moderada de exercícios”. O globo
Caso contrário o sujeito troca um vício por outro!
Para maiores informações: site BBC Brasil.

Nenhum comentário: