sexta-feira, 7 de agosto de 2009

NEUROLITERATURA: TARJA PRETA, O LIVRO




Acabei de ler um livro de contos contemporâneo intitulado: “Tarja Preta”. Escrito por autores como: Jorge Furtado, Pedro Bial, Adriana Falcão, Luiz Ruffato, entre outros. O livro além de bem escrito, com uma linguagem contemporânea e leitura muitíssimo agradável, sensível e bem humorada, toca em um dos temas mais atuais da modernidade: as substâncias químicas.

Como psicóloga e estudante de neurociências me chama a atenção dois pontos: a familiaridade de autores não-científicos (romancistas) com a nomenclatura da neurociência (sem entrar em questão com a fidedignidade do conteúdo, afinal de conta trata-se de ficção). Outro ponto é: o uso dos medicamentos de tarja preta na sociedade contemporânea. Como se tomar um antidepressivo ou ansiolítico fosse algo necessário para conviver com os vários tipos de estresses, transtornos e sofrimentos do mundo que criamos (paradoxal, não?). E por isso mesmo os textos descrevem uma naturalização da vida artificial na qual sobrevivemos. O fato é que perdemos o controle dos acontecimentos e mesmo das nossas vidas ou pelo menos isso ficou mais consciente para a humanidade. Mas será que em algum momento já tivemos o controle?

No século passado como o ser humano lidava com a angustia e com o sofrimento? Bem, não sei ao certo, todavia não havia remédio pra tratá-los e a psicanálise ainda era algo para elites e considerada controvérsia. Contudo as pessoas viviam sem os medicamentos tarja preta.

Atualmente esse tipo de medicalização é comum, usado fora do meio, exclusivamente psiquiátrico, e gera muitos milhões para a indústria farmacêutica!

Os contos do livro em questão passeiam por esse universo do mais cotidiano ao surreal, porém sempre levando em consideração o uso destas substâncias nas mais variadas perspectivas de vida humana.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá. Eu estou tentando encontrar esse livro de contos mas está esgotado em tudo quanto é lugar e não acho. Eu gostaria pelo menos de ter o conto "Frontal com Fanta". Sou professora de Língua Portuguesa e tenho um clube de leitura na escola no qual lemos narrativas curtas. Você pode me ajudar?
ericapg@gmail.com