sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ANSIEDADE E IOGA



Todos os pesquisadores atuais que estudam ansiedade sabem que precisamos da mesma para nos manter alerta, atentos e vivos. Porém sabemos também que existe um ponto ótimo de ansiedade. Em outras palavras: se abaixamos muito o nível de ansiedade não somos funcionais o suficiente e se aumentamos muito o nível de ansiedade ficamos estressados!
Qual o ponto ótimo da ansiedade para um bom funcionamento cognitivo e físico no ser humano? Bem, como muitos aspectos humanos este ponto ótimo de ansiedade é individual. Algumas pessoas suportam (e até gostam) de lidar com mais pressão nos seu ambiente, enquanto outras perdem desempenho em tais situações.
Segundo, Atkinson e outros pesquisadores a ansiedade e o estresse estão relacionados com situações onde há perda de controle. Contudo mesmo em situações previsíveis e controláveis existem pessoas mais propensas a elevarem sua ansiedade podendo chegar ao nível de estresse. Este limiar de ansiedade está mais relacionado a componentes individuais onde o auto-conceito possa estar em jogo (fatores intrínsecos).
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o estresse piora a saúde de 60% dos executivos nas grandes empresas e afeta 90% dos adultos em todo o mundo.
Numa pesquisa publicada no o globo (http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/10/08/ioga-diminui-os-niveis-de-ansiedade-depressao-indica-estudo-da-unifesp-767964557.asp), mostrou-se que o estresse pode ser tratado através da ioga. Um estudo piloto foi realizado com 15 funcionários de uma empresa e comparado com 15 sujeitos do grupo controle, onde apenas os funcionários tiveram a intervenção das aulas de ioga. Dr. Ricardo Monezi Julião de Oliveira, professor do curso de pós graduação em Medicina Comportamental, do departamento de Psicobiologia da Unifesp acredita que intervenções como estas podem ser usadas como tratamento para a ansiedade.
O estudo concluiu que 76% dos sujeitos que passaram pela intervenção diminuíram a ansiedade para um nível mínimo de ansiedade, enquanto o grupo controle só 7% obtiveram tal diminuição.
Ou seja: sejamos ZEN, mas não tanto...

Nenhum comentário: