terça-feira, 10 de agosto de 2010

Coaching e Neurociência


Inaugurando uma nova sessão de assuntos relacionados ao estudo do cérebro: o neurocoaching.

Segundo um famoso neurocientista o coaching é um caminho de neuroplasticidade auto-direcionada. Para os autores do assunto o termo pode ser definido como uma prática que se especializou em proporcionar mudança de consciência levando à ação e proporcionando novas experiências em relação ao meio no qual se está inserido.
O coaching é um método utilizado por profissionais de: psicologia, administração e outros profissionais de diversas áreas. O processo de coaching visa o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo com foco em objetivos e metas individuais.
A tradução da palavra coach pode ser: treinador (a mais usada e conhecida) e carruagem. Ou seja, o coach treina (aperfeiçoamento cognitivo) e “transporta” o indivíduo para algum objetivo (idéia de desenvolvimento).
As ciências humanas sempre buscaram atualizar seus conhecimentos a partir de novas perspectivas e pensamentos. Com as novas descobertas sobre o cérebro e funcionamento mental a partir da década de 90, os métodos de coaching revisaram seus conhecimentos teóricos e práticos. Atualmente existe uma nova modalidade de coaching utilizando a neurociência: o neurocoaching. É uma metodologia já há algum tempo utilizada nos EUA e recentemente trazida para o Brasil.
A metodologia do neurocoaching usa as descobertas das neurociências para acelerar o processo de auto-desenvolvimento em um processo de coaching. Como pensamos e formamos redes neurais? Como utilizar melhor um insight? De que forma as emoções e o estresse pode interferir nas tomadas de decisões? Segundo o neurocoaching o processamento de informação é estabelecido de forma mais consistente e duradouro quando somos capazes de formular perguntas e questionamentos. Isto significa que nem sempre as respostas e os resultados são os responsáveis pela construção dos pensamentos, idéias e criatividade, porém as perguntas formuladas a respeito de algo.
Fazendo uma analogia com a neuropsicanálise, a qual estuda as mudanças neurais a partir do processo de psicoterapia, o neurocoaching usa esta possibilidade de construção da circuitaria neural para o auto-desenvolvimento e realização das metas estabelecidas dentro do processo do coaching.
A meta-cognição é utilizada como um dos alicerces teóricos do neurocoaching, isto é, a consciência humana de saber que sabe, usando este conhecimento como ferramenta para mudanças de crenças e comportamentos.

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