domingo, 12 de julho de 2009

EXTRA! EXTRA! DESCOBERTA FOTO DE PHINEAS GAGE

Esta foto de Phineas Gage está exposta no Warren Anatomical Museum, nos EUA há 30 anos. Contudo a identidade da foto era desconhecida. Recentemente foi confirmada a hipótese da fotografia em questão ser do paciente tão debatido na neurociência.( http://bps-research-digest.blogspot.com/2009/07/first-ever-photo-of-phineas-gage-is.html).
As informações das descrições feitas sobre Gage na época, assim como a presença da barra de ferro e das cicatrizes no rosto levaram a certeza de sua identidade.
A foto mostra um Gage elegante, bonito e orgulhoso e termina com os boatos de que suas mudanças comportamentais seriam devido a sua má aparência física depois do acidente! (Esta foto foi feita depois do acidente)
Podemos fazer a observação de que quando não temos fatos e dados a imaginação humana pode ir longe...

sexta-feira, 10 de julho de 2009

HORMÔNIO ESTRADIOL


Cientistas da Universidade de Rochester, em Nova York comprovaram pela primeira vez que o hormônio estrodiol age diretamente sobre a audição humana. Homens teriam a audição diminuída e mulheres antes da menstruação (TPM) também. Além destas evidências hormonais entre gêneros, existem pesquisas confirmando a baixa deste hormônio em mulheres que retiraram os ovários por algum motivo e também na síndrome de Turner. Em ambos os casos houve uma diminuição da audição, o que nos leva a acreditar que a audição está fortemente ligada ao controle hormonal do estradiol no cérebro.
“Embora tais variações não sejam muito grandes, a pergunta, ainda que simbólica, é inevitável: seria o diálogo entre casais sempre tão complicado porque, na verdade, trata-se de uma conversa de surdos? Ou, ao menos, com a audição reduzida?” ( O globo)
O estudo foi feito com o estradiol, um dos três estrogênios (os outros dois são o estriol e a estrona). O estradiol é o hormônio sexual por excelência, ligado à puberdade, à reprodução, a caracteres sexuais e, agora também, à audição.
Assim como vários estudos comprovaram que a visão está na área occipital do cérebro e não somente nos olhos, agora podemos dizer que a audição está relacionada ao hormônio estradiol, comandado por glândulas cerebrais. Cada vez mais observamos que o maestro de nosso corpo está realmente no cérebro, porém não devemos nos esquecer que sem os músicos não existe orquestra, nem música...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

DIENCÉFALO: TÁLAMO




Como vimos na última postagem, o diencéfalo é compostos de quatro partes principais, entre elas o hipotálamo (assunto do último post) e o tálamo, do qual iremos falar agora. ainda restam duas partes a serem discutidas, o epitálamo e o subtálamo.

O tálamo é considerado a porta de entrada para o prosencéfalo, segundo Gazzaniga, quase todas as informações sensoriais passam pelo tálamo antes de atingir o córtex. Existe uma exceção: o sentido olfativo, este tem uma via direta do tronco encefálico pra o córtex (pois o ser humano já precisou bastante deste sentido). Por isso quando mencionamos o tálamo devemos associá-lo à sensibilidade de forma geral ou as aferências (tanto do meio interno como do meio externo).
Alguns estudos também apontam para o tálamo como sendo uma estrutura importante para o processo atencional, o que faz todo o sentido, pois perceber relaciona-se diretamente com a atenção!Durante o sono a porta se fecha e nossos sentidos perceptuais, e consequentemente nossos cérebros descansam... mas nem tanto, pois entram em ação outros funcionamentos cerebrais, os quais nos permitem sonhar... (http://martabolshaw.blogspot.com/2009/05/teoria-dos-sonhos-segundo-neurociencia.html